Você está em

Conselheiro Lafaiete (em breve)

ou mude sua localização.

Blog

Seja bem-vindo ao blog Mart Minas

15 de Fevereiro de 2018

Febre amarela: como prevenir

Beleza e Bem-Estar
Compartilhe nas redes sociais

A febre amarela é uma doença infecciosa viral muito grave, e tem tomado grandes proporções no Brasil nos último anos, principalmente no verão. Apesar de a maioria dos infectados se recuperarem bem e criarem imunidade permanente contra a febre, é preciso tomar cuidado. Entenda melhor a febre amarela e saiba como se prevenir e o seu tratamento.

Transmissão

A transmissão da febre amarela é feita à partir da picada do mosquito contaminado da espécie Aedes Aegypti, o mesmo que transmite dengue, zika e a chikungunya. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o mosquito se alimenta de frutas e plantas, mas a fêmea precisa de sangue para a produção de seus ovos, que se desenvolvem em fontes de água parada e potável. A reprodução do mosquito acontece com maior frequência no verão, o que explica o aumento de casos de contaminação nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Sintomas

Geralmente, as primeiras manifestações da doença são repentinas. A pessoa contaminada costuma apresentar febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por 3 dias, aproximadamente. A forma mais grave da doença é um pouco mais rara, porém acontece em alguns casos, e podem ocorrer insuficiências hepática e renal, olhos e pele amarelados, hemorragia e cansaço intenso. Caso você apresente qualquer um desses sintomas encaminhe-se com urgência ao médico.

Tratamento

O tratamento da febre amarela consiste em acompanhamento médico e a amenização dos seus sintomas, pois não existe um remédio específico para a destruição do vírus. Dentro do tratamento dos sintomas encontra-se a grande ingestão de líquidos e fluidos, manutenção da pressão arterial e a reposição do sangue perdido caso necessário.

Prevenção

A vacinação contra a febre amarela é a principal e mais eficiente forma de prevenção contra a doença. A vacina é gratuita e se encontra em todos os postos de saúde, além disso, a validade de 10 anos à partir do dia da aplicação. Outra forma de prevenção contra a doença é evitar que o mosquito se reproduza. Evite o acúmulo de água parada em calhas, pneus, garrafas, lixo e vasos de plantas, além disso, mantenha caixas d’água e piscinas limpas e cobertas.

Macacos

Outra informação errônea sobre a febre amarela é que macacos também podem transmitir a doença, mas isso não é verdade. O que acontece é que o vírus da febre amarela contamina primatas da mesma forma que contamina seres-humanos, ou seja, macacos infectados adquirem a doença através da picada de um mosquito contaminado. Além disso, a infecção dos macacos é um medidor natural do pico de febre amarela. Como o mosquito começa a se reproduzir primeiramente nas áreas silvestres, a quantidade de macacos infectados no início do verão é um indicador do vírus em uma determinada região. Sempre que vir um macaco morto ou doente, avise órgãos de saúde.

Encontre mais matérias sobre saúde e bem-estar no Blog Mart Minas e não esqueça de tomar a vacina contra a febre amarela!

Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

Acessar outras lojas

Patos de Minas

Av. Fátima Porto, 4065

CEP: 38706-093

Patos de Minas - MG

Horários

  • Dia: 
    Seg à Sab:
    Hora: 
    07:30 às 21:00
  • Dia: 
    Dom:
    Hora: 
    07:30 às 14:00

Recepção

  • (34)3826-8800

Televendas

  • (34) 3826-8807
  • (34) 3826-8812
  • (34) 3826-8808
Ashburn

© Copyright | Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados. Powered by MegaMidia Group