Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Novembro Azul no Mart Minas
Beleza e Bem-Estar - 01/11/2017 17:42:48

Novembro Azul

A luta contra o câncer de próstata. Segundo dados obtidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é um dos mais comuns entre os brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma e o câncer de pulmão. Os números de 2014/2015 confirmam que cerca de 68.800 novos casos foram constatados no Brasil.

Além disso, o risco de morte também deve ser considerado o mais alto agravante da doença. Em 2011, cerca de 13.000 brasileiros morreram em decorrência da doença. Em comparação aos dados mundiais, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum do mundo, onde representa cerca de 10% do total de casos de câncer em homens.

Especialistas afirmam que a cada 36 homens, 1 morrerá devido à esse câncer. Geralmente, a doença ocorre em homens mais velhos, onde estudos comprovam que a cada 10 pacientes diagnosticados com a doença, 6 possuem mais de 65 anos. Tornando então, o câncer de próstata raro antes dos 40 anos.

Como prevenir?

A prevenção deve ser feita a partir dos 45 anos, considerando possíveis casos de câncer de próstata na família. Caso não exista, é recomendado fazer uma visita regular a um urologista, pelo menos uma vez ao ano, além de realizar o exame de toque e de PSA (principais meios para o diagnóstico precoce), aumentando as possibilidades de cura, e reduzindo os impactos dos tratamentos.

O exame de toque dura cerca de 10 segundos, sendo realizado pelo próprio médico. O seu principal objetivo é analisar a consistência da próstata, junto ao tamanho e identificar possíveis lesões palpáveis. Mesmo existindo um grande tabu em relação a esse exame, é fundamental que ele seja realizado devido à gravidade do câncer de próstata.

Novembro foi escolhido para ser o mês oficial da conscientização sobre o câncer de próstata, porque no dia 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A cor azul foi definida para ser o símbolo de combate à esse tipo de câncer, dando origem ao Novembro Azul.

Quer saber mais sobre o Novembro Azul? Não perca a próxima postagem do Mart Minas no blog!


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.