Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Seja bem-vindo ao blog Mart Minas

25 de Outubro de 2017

Como inovar seu negócio

Negócios
Compartilhe nas redes sociais

Em 1985, o mestre da gestão de todos os tempos, Peter Drucker, escreveu e publicou um livro chamado “Inovação e Espírito Empreendedor”. Aproximadamente trinta anos depois, a melhor tradução seria “Inovação e Empreendedorismo”. Para Peter, a inovação era vista como um instrumento dos empreendedores, usada para explorar a mudança como uma nova oportunidade de negócio, novo produto ou serviço. A primeira recomendação para uma inovação de sucesso, é a busca ativa de fontes de inovação, onde as mudanças indiquem oportunidades para o seu negócio.

Existem 7 fontes de oportunidades inovadoras para você explorar. Confira:

Imprevistos acontecem

Você tem que estar ciente de que está em uma situação vulnerável, sendo exposto ao sucesso inesperado, assim como o fracasso inesperado e fatores externos inesperados. Principalmente o fracasso inesperado, pode ser visto como um incentivo a dar ouvidos à opinião do mercado em relação à você e seu concorrente, analisando e buscando oportunidades inovadoras.

Suposições

A realidade dos seus sonhos, na maior parte das vezes, não é a realidade como ela é de fato. É importante ter essa visão do mercado, não dando voz ativa a suposições e trabalhando com dados comprovados. Arriscar com algo incerto pode ser sinônimo de prejuízo para o seu negócio.

No processo

As oportunidades de inovação estão presentes em todas as etapas. Sendo assim, é importante considerar mudanças de hábitos e processos dentro do seu negócio, não necessariamente alterando produtos e serviços que já oferece, e que sejam capazes de atender os clientes de forma otimizada, além de buscar ganhos de produtividade.

Mudanças na estrutura

do mercado As mudanças que acontecem no setor industrial, juntamente com as mudanças do mercado, devem ser fatores considerados como fonte de oportunidades. Com a queda da inflação, é alta a procura de pequenos comércios da vizinhança. Porém, meses atrás, os hábitos de compra das famílias era fazerem compras para o mês todo.

Mudanças demográficas

Mudanças demográficas, por exemplo, devem ser levadas em questão no momento de análise do público alvo a ser atingido pela comunicação. Além disso, o número populacional, o poder aquisitivo, a modificação do papel da mulher, também são pontos importantes nessa análise.

Mudanças de percepção

Nos mais diversos segmentos do mercado é possível encontrar mudanças consideráveis de percepção e comportamento dos consumidores, acompanhadas pelas novas oportunidades.

Novos conhecimentos

Colocar em prática as novas oportunidades, talvez não seja uma tarefa fácil. Implementar a inovação, tendo um posicionamento estratégico e prática empreendedora, compõem um conjunto de atividades que podem favorecer o processo e evitar imprevistos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre inovar no seu negócio, chegou a hora de colocar em prática. É importante ter em mente que o primeiro passo a ser dado é analisar onde a oportunidade de inovação poderá ser encontrada.

Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

Selecione uma unidade

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados. Powered by MegaMidia Group