Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Seja bem-vindo ao blog Mart Minas

17 de Maio de 2019

Como trabalhar em equipe

Negócios
Compartilhe nas redes sociais

Trabalhar em equipe é inevitável se você quer garantir produtividade e uma rotina harmônica na sua empresa. Por isso, lidar da forma correta com um grupo de pessoas é essencial para o crescimento e felicidade do seu negócio.  

Porém, você já se perguntou se sabe lidar com as pessoas ao seu redor? Se está conduzindo bem as atividades realizadas conjuntamente?

Pensando em ajudar você nessa reflexão, a revista do Mart Minas conversou com o professor Luciano Salamacha, que ministra aulas em MBA's da ESIC Business School e da Fundação Getúlio Vargas, é especialista em gestão e carreira, consultor de empresas e também professor do Comitê Olímpico Brasileiro. 

Confira alguns trechos desse entrevista logo a seguir:  

Revista Mart Minas: Quais os principais requisitos para conduzir um trabalho em equipe?

Luciano Salamacha: O primeiro passo é existir uma ideologia em comum. Significa que deve haver um elemento de ligação que possibilite a união de todos os integrantes. Outro fator relevante é que o ambiente deve estimular a participação, de forma que cada um sinta-se responsável pelo alcance dos objetivos, pela execução das tarefas e pela resolução dos problemas envolvidos. Até mesmo a questão da liderança passa a ser um fator secundário quando os elementos como ideologia e senso de responsabilidade estão fortemente presentes. Digo isso porque vários grupos conseguem desenvolver mecanismos de autogestão para contornar uma eventual ausência de liderança.

RMM: Qual o papel da motivação para um time, ela é importante? Como desenvolvê-la?

LS: O conceito de motivação pessoal impõe que se trata de um sentimento intrínseco, ou seja, que já existe em uma pessoa e deve ser apenas estimulado. Este conceito também é válido para uma equipe, onde a oscilação da motivação pessoal de cada integrante pode ser facilmente contornada por um ambiente colaborativo. Inclusive, uma pessoa consegue estimular a motivação da outra. O desenvolvimento da motivação coletiva se dá pela percepção de responsabilidade a ser desenvolvida em cada um dos integrantes. Neste aspecto, assume papel imprescindível o líder, a quem compete mapear o comportamento individual e promover a equalização da equipe mediante estímulos direcionados a cada um, e também ao grupo.

RMM: Quais os erros mais comuns relacionados ao trabalho em equipe?

LS: Quando o espírito de equipe realmente está consolidado, há algo maior: o objetivo a ser atingido. E geralmente é um objetivo que só pode ser atingido pelo esforço coletivo. Quando as pessoas têm consciência disso, o crédito de cada ideia individual passa a ser secundário. Observa-se esse tipo de ideologia, por exemplo, nas empresas startup, pois a escassez de recursos no início é compensada pelo esforço de cada um para atingir o objetivo coletivo. Em síntese, pode-se dizer que o maior erro que se comete é não dar aos integrantes da equipe o devido conhecimento sobre o real objetivo, permitindo presunções e deturpações de acordo com a individualidade de cada um. 

Viu como é essencial o trabalho em equipe para uma produtividade e satisfação de toda a empresa? Então, não deixe de praticar o que aprendeu lendo a entrevista, e confira todas as dicas aqui na nossa revista.

Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados. Powered by MegaMidia Group