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Dia do Cliente 2022: data, quem criou, o que fazer
Negócios - 05/09/2022 16:06:15

No 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente, uma data para lembrar daquele que é a razão da existência de qualquer negócio. 

 

Não só porque o cliente é o que alimenta o fluxo de uma empresa ao pagar pelos produtos e serviços que ela oferece, mas também porque um negócio só começa se tiver demandas para atender e isso imutavelmente vem do cliente. 

 

Vivemos, de fato, uma era Customer Centric, ou seja, centrada no cliente. Nunca se falou tanto em experiência do cliente, mais referida pelo termo Customer Experience ou Customer Success. Como os próprios termos já deixam claro, os negócios focam muito mais no cliente do que no próprio produto. 

 

Isso, possivelmente, se explica pelo fato de que hoje o cliente tem muita autonomia na jornada de compra. O digital permite que ele seja impactado por produtos do seu interesse e avance por conta própria na aquisição daquilo que oferecer a melhor proposta. 

 

Nesse contexto, como comemorar o Dia do cliente de uma forma que o impacte de verdade? Veja aqui algumas dicas e curiosidades sobre a data. 

Qual é o dia do cliente?

O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro. De forma geral, essa é uma data em que as empresas mostram ao público que atendem o seu reconhecimento pela importância que ele tem para os negócios. 

 

Sem dúvida, o dia 15 de setembro também tem grande destaque no calendário promocional de empresas de todos os portes. 

 

O nono mês do ano se destaca no mercado por ser um período em que a atividade econômica desacelera, por ser justamente um mês sem datas comemorativas que contribuem com o varejo. 

 

O dia 15 de setembro 

É verdade que em setembro há o feriado da Independência do Brasil. O propósito da data, no entanto, não é comercial na sua essência, então as atividades econômicas que geralmente têm mais movimento nessa fase é a turística estimulada pelo feriado. 

 

Em razão disso, surgiram até iniciativas do Governo Federal para aquecer o mês de setembro, como a Semana do Brasil. Designada como a "Black Friday Brasileira" pelos seus criadores, em 2021 essa semana ocorreu entre 3 e 13 de setembro. Contudo, o evento ainda não é tão popular no Brasil.

 

O Dia do Cliente, por outro lado, já tem certo reconhecimento, acontece no meio do mês, o que permite um bom planejamento e execução de promoções por parte das marcas. Ainda assim, a data acaba sendo mais corporativa do que comercial, isto é, as empresas usam mais para fortalecer o relacionamento com seus clientes do que propriamente vender. 

 

Existe também o Dia do Consumidor, que muitas vezes é confundido com o Dia do Cliente. Mas o do consumidor é comemorado em março e têm maior foco em ofertas e promoções. 

Quem criou o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente foi criado pelo consultor e palestrante do Rio Grande do Sul chamado João Carlos Rego, em 2003.

 

De acordo com entrevista que João Carlos deu ao portal ClienteSA, a ideia surgiu quando ele pensou em uma forma pela qual as empresas pudessem estreitar e fortalecer suas relações comerciais e estimular ações e serviços com melhor qualidade. 

 

Ele teve a ideia em fevereiro de 2003, quando olhou para o calendário e percebeu que "havia data para se comemorar tudo, menos a figura do cliente". Ele justifica: "se todos falam que o cliente é a razão de ser do negócio, por que não existe um dia para agradecer e prestar homenagens à eles?".

 

Escolheu o dia 15 de setembro, pois verificou que o este, segundo ele, é o pior mês do ano para o comércio. Assim, a data surgiu como uma proposta para confraternizações, promoções, degustações, entre outros. Para oficializar a data, foram aprovados centenas de projetos de lei. 

O que fazer para comemorar o Dia do Cliente?

Como o próprio criador da data declarou, o Dia do Cliente é uma data que as empresas devem aproveitar para homenagear os clientes por serem a razão de sua existência, e podem fazer isso por meio de confraternizações, promoções especiais, oferta de presentes, degustações, etc. 

 

Uma boa dica é confraternizar em locais onde seja possível receber os clientes, conversar com eles, servindo bebidas e petiscos, conforme as suas possibilidades. Uma boa pedida é servir tira-gostos para todos os clientes que forem ao seu estabelecimento na data, é uma ótima opção para fazer o cliente lembrar da comemoração e se sentir especial. 

 

Aproveite também para enviar cestas de café da manhã, entre outros presentes como vinhos para aqueles clientes ainda mais especiais e fiéis. 

 

Quer opções para o Dia do Cliente? Veja o que pode encontrar aqui

 

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