Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

O que é a indústria 4.0?
Negócios - 03/07/2018 16:53:39

O ideal da indústria 4.0 está em alta no mundo dos negócios. Mas muitas pessoas ainda não sabem sobre o que se trata e se ela realmente trará grandes impactos. Hoje, o Blog Mart Minas vai tirar todas as suas dúvidas sobre a quarta revolução industrial.

O que á a indústria 4.0?

O conceito da quarta revolução industrial engloba inovações tecnológicas nos ramos de automação, controle e tecnologia da informação aplicada aos processos de manufatura.

Essas inovações tecnológicas visam facilitar e aumentar o desempenho de empresas e negócios. Além disso, têm como objetivo automatizar todo o processo de produção.

Quais são os princípios?

Os princípios da revolução vão desde a capacidade de operação em tempo real até a virtualização e descentralização dos negócios. Ou seja, acontece um estímulo para que os negócios passem a ser mais virtuais e as produções sem grandes escalas. Dessa forma, só é produzido o necessário para suprir as demandas. Por fim, a descentralização facilita a gestão, dando espaço a inovações do negócio.

Além disso, outro grande aspecto abordado pela indústria 4.0 é a orientação a modelos de negócios que levam a prestação de serviços como base.

Quais são os pilares?

Os dois principais pilares da indústria 4.0 são a internet das coisas e a segurança.

A internet das coisas é o conceito dos dispositivos domésticos conectados entre si, por meio de uma rede Wi-Fi. Isso pode parecer uma realidade um tanto quanto distante, mas, a partir do momento em que conectamos nosso celular no carro ou na televisão, isso pode trazer um leque de oportunidades para os negócios.

Quanto à segurança, a utilização de redes protegidas para o armazenamento de arquivos e dados dos clientes e usuários de redes sociais torna negócios e transações menos arriscados.

Quais são os impactos?

No Brasil, os impactos podem demorar até cinco anos para afetar os negócios locais. Mas algumas tendências – que estão em alta – são consequências do início da quarta revolução industrial. Dois deles são a personalização de produtos e um mercado cada vez mais exigente.

Gostou desta matéria? Compartilhe! E, para mais conteúdo exclusivo que vai ajudar o seu negócio, acesse o Blog Mart Minas.


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.