Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Seja bem-vindo ao blog Mart Minas

04 de Setembro de 2018

Saúde Financeira

Negócios
Compartilhe nas redes sociais

A saúde financeira é um ponto indispensável para manter a estabilidade ou o crescimento do seu negócio. Mas nem sempre é algo fácil de se conquistar. Dessa forma, a melhor maneira de controlar os seus gastos é mantendo o fluxo de caixa.

Entradas, saídas, análises, projeções... são diversas as variáveis que compõem o fluxo de caixa. Não por acaso, a gestão do dinheiro que entra e sai está entre os maiores desafios de quem empreende. Mas é a partir do domínio desse recurso que a saúde financeira de qualquer negócio passa a estar muito mais segura.

Hoje, o Blog Mart Minas trouxe algumas dicas essenciais para manter o fluxo de caixa e a saúde financeira do seu negócio.

Tomadas de decisões

O hábito de fazer registros frequentes da movimentação financeira é essencial para que a empresa cresça de maneira segura e consciente. Administrar sem esse cuidado é gerir às cegas, o que pode não apenas gerar uma bola de neve como também prejudicar o desenvolvimento do negócio.

Conhecendo bem seu caixa, o empreendedor consegue pensar em metas e definir os próximos passos. Por isso, é importante sempre projetar as entradas e as possíveis saídas variáveis de dinheiro na hora de fazer os lançamentos.

Capital de Giro

Na hora de pensar em fluxo de caixa, é necessário lembrar do capital de giro, isto é, uma reserva financeira destinada a sustentar o negócio.

É comum que empreendedores confundam seus lucros com saldo positivo de caixa e usem esse dinheiro para pagar contas. Um pequeno desequilíbrio já leva o empresário a fazer adiantamentos ou empréstimos com altos juros para cobrir furos causados por falta de controle e planejamento. Esse tipo de situação deve ser evitada ao máximo.

Por onde começar?

A maneira mais indicada para monitorar seu caixa é manter em dia os registros financeiros datados das entradas e saídas. Para essa missão, a tecnologia é muito bem-vinda. Atualmente, há uma série de softwares e ferramentas online (pagas e gratuitas) para fazer o fluxo de caixa. A boa e velha planilha (Excel ou similares) também pode ser uma excelente auxiliar para a tarefa.

Quer saber mais sobre saúde financeira? Então confira o conteúdo completo na Revista Mart Minas!

Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

Selecione uma unidade

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados. Powered by MegaMidia Group