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17 de Maio de 2019

Varejo em datas comemorativas

Negócios
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As datas comemorativas proporcionam um grande crescimento nas vendas para os varejos. Porém, não é preciso esperar as principais datas, como o Dia das Mães e o Natal, para fazer esse tipo de planejamento. É possível alavancar o comércio com ações pontuais e planejadas para cada data, desde que ocorra um alinhamento entre seu público-alvo e o perfil do seu negócio.  

Um bom exemplo são as festas juninas. Em 2018, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) divulgou um aumento de vendas de 3,5% em comparação a 2017. Apesar do resultado já positivo, é possível ampliar ainda mais a performance. Segundo estudos do Sebrae, um bom visual com iluminação, decoração e setorização adequada pode ampliar esses ganhos de 12% a 40%.  

Para a economista Fernanda Pesarini, especialista em Marketing e Planejamento de Negócios e consultora do Sebrae-PR, é essencial que a loja se transforme para que o cliente sinta que existem novidades. Mas, todas essas ações de marketing devem ser planejadas e pensadas com um calendário anual de eventos. Essa organização ajuda o empreendedor a definir estratégias específicas para cada data comemorativa. Em junho, por exemplo, além das festas juninas, tem o Dia dos Namorados e o inverno. 

Desse modo, a pro atividade do empresário, alinhada a datas comemorativas, é fundamental para o aumento das vendas. Além disso, a concorrência do comércio eletrônico está cada vez mais forte, então, a loja física precisa se comunicar e se relacionar ainda mais com os seus clientes, como complementa a consultora do Sebrae-PR.

A gerente da linha mercearia do Mart Minas, Milce Ramos, reforça que o foco deve ser inovação. Milce complementa que uma decoração diferenciada e harmônica resulta em uma ação importantíssima para a promoção do produto em destaque. “É válido ressaltar que o PDV deve passar uma imagem que converse com o cliente e com a linha de produtos exposta. A mesmice, aos olhos das pessoas, torna qualquer campanha praticamente invisível”, conclui.  

No entanto, o empreendedor não deve se “empolgar’’ demais e exagerar no estoque. É preciso ter um bom planejamento, tanto na gestão de estoque quanto na escolha do produto de destaque. De qualquer maneira, o dono de varejo deve saber que esse planejamento pode ser mudado a qualquer momento, podendo ser reorganizado, com inclusão de novas ações de marketing como “oferta relâmpago’’ ou “promoção pague 2 e leve 3’’. Porém, identificar e se ajustar às tendências de mercado ainda é um dos maiores desafios do empreendedor. Mas, com a escolha do produto adequado nessas datas comemorativas, principalmente em junho, você pode conquistar boas vendas e fidelização dos clientes.

Por esse motivo, é preciso estar atento e atualizado, buscando sempre novos conhecimentos.

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