Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Vatapá: receita do Nordeste
Receitas - 21/08/2018 09:17:33

O vatapá é um prato com muita influência africana. Além disso, é uma das receitas mais populares no Nordeste, principalmente na Bahia, mas você sabe por que?

Tudo começou em meados do século XVI, na época da colonização do Brasil. Os africanos sentiram a necessidade de uma suplementação alimentar. Dessa forma, utilizaram ingredientes encontrados no Brasil e adaptaram o prato, originalmente chamado de ehba-tápa, que passou a ser típico da culinária brasileira.

Ingredientes

½ kg de camarão descascado e lavado, sem cabeça e rabo
2 cebolas médias
2 tomates
1 leite de coco
1 azeite de dendê
Cheiro-verde picado
10 pães
2 pimentas cheirosas
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Refogue o camarão com 3 colheres de dendê junto com a cebola, o tomate, o cheiro-verde e as pimentas cheirosas. Reserve. Bata no liquidificador os pães com água (para 2 pães, 1 copo de água). Despeje o pão batido na panela e leve ao fogo. Deixe ferver e acrescente o restante do dendê. Acrescente o camarão refogado e adicione o sal e a pimenta, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Quando estiver quase pronto, misture o leite de coco e retire do fogo. Sirva quente.

Gostou desta receita? Compartilhe! E continue explorando as receitas do Brasil: a próxima é o Feijão Tropeiro, iguaria do Sudeste.


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.