Selecione
uma unidade
ou mude sua localização.
Blog
Brigadeiro: origem, quem fez, por que tem esse nome?
Doces - 05/09/2022 15:58:07
Como a maioria das comidas típicas e outros elementos que são imensamente arraigados na nossa cultura, a origem do brigadeiro não é um consenso entre quem estuda sobre o assunto.
Por isso, vamos falar sobre o docinho que mais encanta as pessoas de dentro e fora do Brasil. Sim, o brigadeiro é internacionalmente conhecido, até por que é fácil de fazer e, geralmente, é a escolha de quem tem a oportunidade de mostrar doces do Brasil para gente de outros países.
Neste artigo, você vai conhecer algumas curiosidades sobre o docinho de festa tipicamente brasileiro. Conheça as origens dessa receita que hoje serve tanto para abrilhantar o buffet e a decoração de festas de aniversário e casamento, quanto acompanhar momentos mais casuais como passar um tempo com os amigos, ver um filme, etc.
Conheça curiosidades sobre as origens do brigadeiro que talvez você nunca tenha ouvido falar.
Quem trouxe o brigadeiro para o Brasil?
O brigadeiro, na verdade, não foi trazido ao Brasil, porque ele surgiu aqui. Embora não exista consenso em relação à verdadeira origem do brigadeiro, a versão mais aceita a respeito do seu surgimento é a seguinte.
Talvez você já saiba que a palavra "brigadeiro", além do doce, significa também uma patente militar, isto é, uma das posições ocupadas nas Forças Armadas. É nesse âmbito que, supostamente, a história do brigadeiro começa.
Lá em 1945, ano em que acontecia a Segunda Guerra Mundial, houve racionamento de comida em razão do conflito, e o leite condensado se tornou uma opção popular, porque seu prazo de validade era maior.
Nessa época, houve também uma campanha eleitoral para a presidência, em que um candidato com bastante destaque era o Brigadeiro Eduardo Gomes das Forças Aéreas. Naquelas eleições de 1945, aconteceu um momento muito importante: a primeira oportunidade para as mulheres participarem da votação.
O candidato "Brigadeiro" tinha grande apoio das mulheres, por isso, nos seus comícios, um grande número de público feminino se organizava para vender doces. A mistura desses doces era basicamente: leite condensado, manteiga e chocolate.
Então, nesses comícios do candidato que tinha o slogan: "Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro", o docinho se popularizou. Tanto que o Brigadeiro político não se elegeu, mas o brigadeiro docinho ganhou o coração dos brasileiros para sempre.
Quem criou o brigadeiro?
De acordo com essa versão da campanha eleitoral do Brigadeiro Eduardo Gomes sobre a origem do docinho, quem criou o brigadeiro foram as sufragistas.
Ou seja, as mulheres que puderam participar das eleições de 1945 no Brasil. Note os grandes feitos dessas mulheres!
Além de serem responsáveis pelo movimento social, político e reformista do sufrágio feminino, em outras palavras, a participação direta nas eleições brasileiras, elas também criaram o doce mais popular do Brasil. E considerado por muitos o mais gostoso.
Quem fez o primeiro brigadeiro?
O brigadeiro, docinho mais popular e típico do brasil, tem sua origem no Brasil e tem até uma data comemorativa: 10 de setembro. Isso não quer dizer que essa tenha sido a data em que o primeiro brigadeiro foi feito, até porque não se sabe qual dia precisamente isso aconteceu. Mas há fontes que apontam para quem fez o primeiro docinho.
A receita simples e deliciosa do brigadeiro, levando apenas leite condensado, chocolate em pó e manteiga veio das mãos de uma doceira do Rio de Janeiro.
De acordo com alguns pesquisadores, Heloisa Nabuco de Oliveira criou essa receita fácil para fazer vários docinhos e vender com a finalidade de arrecadar fundos para a campanha presidencial do então candidato à presidência do Brasil em 1945, Brigadeiro Eduardo Gomes.
Logo, ela fez sucesso, ganhou ajuda de várias mulheres e seu docinho se tornou o quitute mais pedido nos comícios e nas reuniões dos cabos eleitorais.
Por que se chama brigadeiro?
Como você pode ver acima, o docinho criado por uma doceira carioca para contribuir na arrecadação de fundos da campanha presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes nas eleições de 1945, ganhou o apelido de "docinho do Brigadeiro".
Embora o candidato não tenha vencido as eleições, ele recebeu uma das maiores homenagens culinárias da história desse país: nomeou o docinho mais popular e delicioso do Brasil.
Confira algumas receitas de brigadeiro.