Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Chocolate amargo é bom para saúde? Quais são os benefícios?
Doces - 06/07/2022 17:57:02

Um dos alimentos mais amados do mundo é o chocolate e é ainda mais delicioso saber que ele pode trazer vários benefícios à saúde, no caso, o chocolate amargo

Alguns estudos mostram que este tipo de chocolate, com seu maior teor de cacau, oferece também ácido gálico e epicatequina que são antioxidantes com propriedades que fazem bem ao coração e, inclusive, previnem o surgimento de tumores. 

Além disso, o chocolate amargo contém feniletilamina, que é um composto com características parecidas com a anfetamina que tem a função de antidepressivo, e é também parecido com a teobromina que possui efeito levemente estimulante. 

Descubra os principais benefícios do chocolate amargo para a saúde e a quantidade recomendada consumir para desfrutar deles. 

Chocolate amargo faz bem para saúde?

Com pelo menos 60% de cacau em sua composição, alguns com 95%, o chocolate amargo é mais escuro e é considerado um alimento funcional. Isso porque quanto maior o teor de cacau, maior é o seu benefício à saúde, pois o cacau é um fruto com vários efeitos benéficos ao organismo que já foram cientificamente comprovados. 

Veja agora alguns dos principais benefícios do chocolate amargo à saúde. 

Metabolismo

Um estudo realizado na Penn State apontou que o consumo do chocolate com maiores teores de cacau, como o chocolate amargo, pode reduzir a percentagem de gordura corporal. 

O efeito, conforme analisado, se deve ao fato de que o alimento é capaz de quebrar as partículas de gorduras e carboidratos mais facilmente, o que contribui para a perda de peso e a aceleração do metabolismo. 

Por isso, alguns especialistas em nutrição recomendam para pessoas que buscam a melhora do metabolismo e a perda de peso, que façam a substituição de alguns alimentos como outros doces e carboidratos por chocolate amargo. 

Diminui o apetite

Também no estudo da Penn State foi observado que o chocolate amargo produz uma maior resposta à ansiedade e, portanto, tem a capacidade de reduzir o apetite, sobretudo o apetite por doces.  

Seu alto teor de cacau melhora a atividade psicoativa do cérebro durante uma tarefa que libera prazer, como comer um chocolate. Ele é capaz de influenciar no sentimento de recompensa ao apreciar o doce, já que estabiliza a produção de serotonina durante a atividade. 

O chocolate amargo estimula o sistema nervoso e produz uma sensação maior de prazer e energia, logo, você se sente saciado mais rapidamente e, consequentemente, seu apetite diminui. 

Bem-estar 

Consumir chocolate amargo estimula a liberação de endorfina que colabora na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. Isso faz com que você se sinta mais relaxado, e é por isso que o chocolate é tão procurado para amenizar os sintomas da TPM, por exemplo. 

Portanto, na TPM e em outras situações de estresse, se for comer um chocolate, escolha o amargo. 

Além disso, uma pesquisa feita na Loma Linda University Health levantou que o consumo de chocolate com teor de cacau acima de 70%, comprovadamente reduz o estresse, as inflamações e melhora os níveis de humor, memória e imunidade.  

Dessa forma, a alta concentração de cacau provoca um conjunto de benefícios para o humor, cérebro, imunidade e até outras áreas do corpo. Por isso, consumir chocolate amargo moderadamente pode elevar o seu bem-estar. 

Controla a pressão 

O alto índice de antioxidantes presentes no cacau combate o colesterol ruim e dessa forma contribui para a redução da pressão arterial. 

Esses antioxidantes são os flavonoides, que ajudam o organismo a produzir óxido nítrico, uma substância que trabalha na desobstrução dos vasos sanguíneos e dessa forma, faz com que o sangue flua melhor pelos vasos, evitando a pressão alta.

Protege o coração 

São vários os estudos que mostram os benefícios do chocolate com alto teor de cacau para o coração. Um recente publicado no The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que, a longo prazo, o consumo desse tipo de chocolate é capaz de prevenir doenças cardiovasculares e, portanto, provou que o alimento é uma promissora defesa para o coração. 

Em números, a pesquisa apontou uma redução de 27% nas mortes por doenças cardiovasculares entre quem consumia chocolate amargo moderadamente e com regularidade. 

Quantidade recomendada para consumir chocolate amargo

Para aproveitar esta delícia e todos os seus benefícios, a maior parte dos especialistas recomenda consumir 30 gramas de chocolate amargo por dia, o equivalente a 1 barrinha pequena, 1 bombom ou 4 quadradinhos da barra grande. 

E aí, ficou com vontade de comer um chocolate? Corra para o Mart Minas mais próximo de você e aproveite os melhores preços.

 

Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.