Selecione
uma unidade
ou mude sua localização.
Blog
Chocolate amargo é bom para saúde? Quais são os benefícios?
Doces - 06/07/2022 17:57:02
Um dos alimentos mais amados do mundo é o chocolate e é ainda mais delicioso saber que ele pode trazer vários benefícios à saúde, no caso, o chocolate amargo.
Alguns estudos mostram que este tipo de chocolate, com seu maior teor de cacau, oferece também ácido gálico e epicatequina que são antioxidantes com propriedades que fazem bem ao coração e, inclusive, previnem o surgimento de tumores.
Além disso, o chocolate amargo contém feniletilamina, que é um composto com características parecidas com a anfetamina que tem a função de antidepressivo, e é também parecido com a teobromina que possui efeito levemente estimulante.
Descubra os principais benefícios do chocolate amargo para a saúde e a quantidade recomendada consumir para desfrutar deles.
Chocolate amargo faz bem para saúde?
Com pelo menos 60% de cacau em sua composição, alguns com 95%, o chocolate amargo é mais escuro e é considerado um alimento funcional. Isso porque quanto maior o teor de cacau, maior é o seu benefício à saúde, pois o cacau é um fruto com vários efeitos benéficos ao organismo que já foram cientificamente comprovados.
Veja agora alguns dos principais benefícios do chocolate amargo à saúde.
Metabolismo
Um estudo realizado na Penn State apontou que o consumo do chocolate com maiores teores de cacau, como o chocolate amargo, pode reduzir a percentagem de gordura corporal.
O efeito, conforme analisado, se deve ao fato de que o alimento é capaz de quebrar as partículas de gorduras e carboidratos mais facilmente, o que contribui para a perda de peso e a aceleração do metabolismo.
Por isso, alguns especialistas em nutrição recomendam para pessoas que buscam a melhora do metabolismo e a perda de peso, que façam a substituição de alguns alimentos como outros doces e carboidratos por chocolate amargo.
Diminui o apetite
Também no estudo da Penn State foi observado que o chocolate amargo produz uma maior resposta à ansiedade e, portanto, tem a capacidade de reduzir o apetite, sobretudo o apetite por doces.
Seu alto teor de cacau melhora a atividade psicoativa do cérebro durante uma tarefa que libera prazer, como comer um chocolate. Ele é capaz de influenciar no sentimento de recompensa ao apreciar o doce, já que estabiliza a produção de serotonina durante a atividade.
O chocolate amargo estimula o sistema nervoso e produz uma sensação maior de prazer e energia, logo, você se sente saciado mais rapidamente e, consequentemente, seu apetite diminui.
Bem-estar
Consumir chocolate amargo estimula a liberação de endorfina que colabora na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. Isso faz com que você se sinta mais relaxado, e é por isso que o chocolate é tão procurado para amenizar os sintomas da TPM, por exemplo.
Portanto, na TPM e em outras situações de estresse, se for comer um chocolate, escolha o amargo.
Além disso, uma pesquisa feita na Loma Linda University Health levantou que o consumo de chocolate com teor de cacau acima de 70%, comprovadamente reduz o estresse, as inflamações e melhora os níveis de humor, memória e imunidade.
Dessa forma, a alta concentração de cacau provoca um conjunto de benefícios para o humor, cérebro, imunidade e até outras áreas do corpo. Por isso, consumir chocolate amargo moderadamente pode elevar o seu bem-estar.
Controla a pressão
O alto índice de antioxidantes presentes no cacau combate o colesterol ruim e dessa forma contribui para a redução da pressão arterial.
Esses antioxidantes são os flavonoides, que ajudam o organismo a produzir óxido nítrico, uma substância que trabalha na desobstrução dos vasos sanguíneos e dessa forma, faz com que o sangue flua melhor pelos vasos, evitando a pressão alta.
Protege o coração
São vários os estudos que mostram os benefícios do chocolate com alto teor de cacau para o coração. Um recente publicado no The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que, a longo prazo, o consumo desse tipo de chocolate é capaz de prevenir doenças cardiovasculares e, portanto, provou que o alimento é uma promissora defesa para o coração.
Em números, a pesquisa apontou uma redução de 27% nas mortes por doenças cardiovasculares entre quem consumia chocolate amargo moderadamente e com regularidade.
Quantidade recomendada para consumir chocolate amargo
Para aproveitar esta delícia e todos os seus benefícios, a maior parte dos especialistas recomenda consumir 30 gramas de chocolate amargo por dia, o equivalente a 1 barrinha pequena, 1 bombom ou 4 quadradinhos da barra grande.
E aí, ficou com vontade de comer um chocolate? Corra para o Mart Minas mais próximo de você e aproveite os melhores preços.