Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

A nova terceira idade: aprenda algumas técnicas para a longevidade
Acontece - 19/04/2022 14:09:07

Desde 1980, a expectativa de vida no Brasil teve um aumento de 12,4 anos, segundo o IBGE. Atualmente, essa expectativa é de 74,9 anos

A cada ano, a população idosa do país cresce. Hoje temos mais de 37 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representa quase 18% da população

A expectativa é de que em 2060, um quarto da população seja idosa, representando quase 59 milhões de idosos.

Devido ao aumento da qualidade de vida, hoje a terceira idade (60 anos) conta com várias técnicas de longevidade e costuma parecer mais jovem, além do fato de que pessoas com 90 anos também são cada vez mais comuns.

 

3 técnicas de longevidade para a nova terceira idade

 

1. Pratique atividades físicas

Ao longo do tempo, principalmente após os 50 anos, é comum perder massa muscular. Esse processo natural é chamado de sarcopenia, quando geralmente é perdido entre 1 a 2% de massa magra por ano.

Entretanto, apesar de ser um processo inevitável, ele pode se tornar mais lento com a prática de exercícios físicos regularmente. A Organização Mundial da Saúde, por exemplo, recomenda duas horas e meia de atividades físicas por semana.

Além de trazer um sentimento de orgulho e felicidade ao finalizar o exercício, seja ele um esporte, uma dança, academia ou caminhada, você também ganha mais forças para hábitos do dia a dia.

 

2. Tenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável é essencial para qualquer pessoa que deseja viver muito tempo e com qualidade. Algumas pessoas pensam que basta o exercício físico e a comida está liberada, mas não é bem assim.

Uma alimentação saudável também envolve comer o que gosta, mesmo que seja uma pizza ou lanche no final de semana. Porém, na maioria dos dias, você deve consumir um cardápio equilibrado em nutrientes. 

Ao consumir exatamente os nutrientes e calorias que você precisa no dia a dia, é possível diminuir os danos causados pela oxidação do corpo, o que te protege das doenças naturais do envelhecimento. 

O ideal é evitar alimentos industrializados e consultar um nutricionista ou nutrólogo, que fará uma série de exames para entender qual é a melhor alimentação para você.

 

3. Faça a prevenção da saúde

Um dos hábitos mais prejudiciais que os brasileiros possuem, de forma geral, é ir ao médico apenas quando está doente ou percebe que tem algo errado.

O recomendado é que, desde jovens, as pessoas devem ir anualmente em diferentes especialidades médicas para prevenir doenças que podem ser evitadas, como diabetes, pressão alta, entre outras doenças crônicas.

Vamos supor que você use óculos e seja uma mulher de 63 anos. Além de ir ao ginecologista para fazer os exames de prevenção anuais, você também deve ir ao oftalmologista e ao geriatra.

Assim, você consegue acompanhar a evolução da sua saúde e os médicos realizam qualquer intervenção necessária com antecedência.

 

Como introduzir a alimentação saudável na terceira idade?

Você já viu neste artigo que é preciso fazer visitas regulares ao nutricionista ou nutrólogo, mas depois desse passo, é fundamental que você tenha um supermercado de confiança para escolher seus produtos.

Aqui, no Mart Minas, você vai encontrar os melhores suplementos para incluir no seu dia a dia e também uma grande variedade de produtos para cuidar do seu bem-estar.

Escolha uma rede de supermercados com atacado e varejo que ofereça as melhores ofertas, levando em consideração preços, qualidade e variedade de produtos.
 

Não deixe de acompanhar as novidades do Festival da Terceira Idade!

 

Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.