Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Bebês: Criando um ambiente seguro para o seu bebê
Acontece - 01/02/2023 17:56:43

Sem dúvida, ter filhos é uma mudança e tanto na vida e nos ambientes de sua casa. Os bebês geralmente precisam de mais cuidados e de muito mais atenção para evitar acidentes, pois estão descobrindo tudo pela primeira vez. 

É claro que pais de primeira viagem podem ter ainda mais dificuldade para adaptar os cômodos da casa, os eletrodomésticos e tudo mais para criar um ambiente seguro. Então, pensando nisso, separamos algumas dicas para que você fique mais tranquilo na hora de proteger o seu filho dos perigos possíveis em um ambiente.

Aproveite o Festival do Bebê aqui no Mart Minas e prepare o cantinho do seu bebê com todo amor, carinho e nossas dicas.

Criando um ambiente seguro para o seu bebê

O primeiro passo para um ambiente seguro é observar todas as zonas de risco estruturais da casa ou apartamento. O piso e revestimento, por exemplo, devem facilitar os passos dos pequenos, sem causar riscos de queda. 

Enquanto isso, nas paredes, as tomadas elétricas devem estar sempre protegidas para evitar qualquer tentativa de utilização. Nas janelas, é fundamental ter proteção, assim como o corrimão na escada. A iluminação precisa ser eficiente e a circulação do ambiente deve ser facilitada.

Após checar os pontos relacionados à estrutura, considere que cada espaço e cada equipamento pode ter um risco a ser reconhecido e eliminado. Os móveis, por exemplo, podem se transformar em escadas e trampolins aos olhos das crianças.

Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria, a cozinha é onde ocorrem acidentes com mais frequência, seguido do banheiro, corredor, escada, quarto e sala. Para garantir a segurança das crianças, a entidade orienta que se analise um cômodo por vez.

Preparando o quarto do bebê

Montar o quarto do bebê antes mesmo de sua chegada é bastante comum nas famílias brasileiras, uma espécie de traço cultural. Mas a preocupação com a decoração não pode deixar de lado os principais valores desse espaço: conforto, aconchego e harmonia para descansar.

O conforto e a segurança devem ser os principais destaques na hora de escolher o berço, por exemplo. Outro detalhe importante é evitar relevos, profundidades, bordas e pontas para evitar que os bebês se machuquem no berço.

As grades do berço devem ter uma distância de 4,5 a 6,5 centímetros umas das outras, além de possuírem, ao menos, 60 centímetros de altura. Além disso, a pintura também deve ser observada, pois existem tintas tóxicas que podem causar alergias.

A temperatura ideal para o quarto do bebê deve ser entre 22°C e 26°C. Cômodos com piso frio ou que não recebem com frequência luz solar, geralmente, são mais frios. Neste caso, a ideia é reorganizar o cômodo para que ele fique mais quentinho, com tapetes felpudos, por exemplo.

Escolhendo os melhores brinquedos e móveis para bebês

É na fase de bebê que a criança aprende a descobrir o seu próprio corpo. Com isso, ela começa a brincar com as mãozinhas, com os pezinhos e com os sinais que passam a emitir.

Assim que os bebês começam a segurar objetos, é hora de aproveitar o momento para incentivá-los a desenvolver a percepção visual, rítmica e auditiva. Por isso, os brinquedos para colocar no berço têm grandes benefícios. Eles podem ser companhia para dormir, ajudam no desenvolvimento da audição e da autoestima, e ainda aperfeiçoam a noção de espaço e exercitam a imaginação.

Outro ponto importante é cuidar dos móveis do quarto, principalmente, para oferecer segurança para você e a criança. Afinal, itens que não são de boa qualidade podem provocar acidentes no dia a dia ou, então, gerar insatisfações.

Escolher móveis adequados de acordo com a funcionalidade é fundamental para um quarto seguro e confortável. 

Aqui, a funcionalidade deve ser a palavra de ordem. Evite exageros e móveis muito grandes, que podem prejudicar a circulação de ar e de pessoas. Além disso, é importante lembrar que, quando o bebê estiver engatinhando, esses móveis grandes irão atrapalhar sua locomoção.

Outra dica é sobre as quinas dos móveis: para proteger seu filho, use protetores de quina ou prefira móveis sem tantas partes pontudas. Se for reaproveitar alguma, tenha certeza de que ela esteja em boas condições, sem bichinhos ou lascas soltas, por exemplo. 

Por último, evite deixar fios soltos pelo quarto, pois todo cuidado é pouco quando o assunto é acidente doméstico na primeira infância.

Medidas de segurança para evitar acidentes comuns

Uma casa com bebês e crianças pequenas precisa ser um ambiente seguro para que eles cresçam e se desenvolvam sem medo. Além disso, é ótimo viver tranquilo sem preocupações a cada segundo, certo? Confira, então, algumas dicas para evitar acidentes comuns em casa.

  • Se o piso for escorregadio, emborrache-o;

  • Deixe seu bebê descalço ou com meias antiderrapantes;

  • Mantenha objetos cortantes longe do alcance das crianças;

  • Tenha cuidado com as tomadas da casa;

  • Deixe os produtos de limpeza e remédios em armários fechados;

  • As janelas e varandas têm que estar teladas;

  • Cuidado com garagens e piscinas;

  • O quarto tem que ser um espaço para criança;

  • Brinquedos devem respeitar a faixa etária;

  • Deixe o bebê descobrir o mundo.

Agora que você já sabe como deixar o ambiente mais seguro, que tal aproveitar para passar na unidade mais próxima do Mart Minas e deixar o quarto de seu bebê limpinho e cheiroso? Temos até produtos especiais para cuidar das roupinhas de seu filho, vem conferir


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.