Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Mundo Pet: mitos e verdades sobre bem-estar animal
Acontece - 04/02/2022 18:21:51

Amar os animais é um sentimento que transcende o convívio com os integrantes da família. No entanto, quando se trata do mundo pet, não basta apenas gostar da companhia do seu animal de estimação, é preciso ficar atento ao bem-estar e aos cuidados básicos para que o bichinho tenha uma boa qualidade de vida e se desenvolva de forma adequada. 

É no acompanhamento diário que você vai observar seu animal e aprender sobre suas necessidades físicas, biológicas e comportamentais. Afinal, dentro do mundo pet, cada espécie possui suas particularidades, assim como os seres humanos. 

Agora, neste conteúdo, você vai poder tirar suas dúvidas e curiosidades sobre mitos e verdades

 

Não há necessidade de escovar os dentes dos pets

Mito. Apesar de ser um hábito raro entre os tutores, a não escovação pode gerar tártaro, gengivite e ocasionar a perda dos dentes.

Existe mesmo a necessidade de castrar a fêmea 

Verdade. Com a castração, a fêmea reduz em torno de 70% a chance de desenvolver câncer de mama e ovário. Entretanto, não é só para prevenir doenças que a castração é indicada, uma vez que também ajuda a controlar a população dos animais e, com isso, a diminuição de casos de abandono.  

Algumas espécies de plantas fazem mal para o pet 

Verdade. Algumas espécies de plantas, principalmente as ornamentais, são tóxicas e podem causar muito mal à saúde do animalzinho. Vale lembrar que essas plantas são mais comuns do que a gente imagina, como por exemplo: comigo-ninguém-pode, costela-de-adão, jiboia, espada-de-são-jorge, azaleia, entre outras. 

Dar doce para o animal pode levar a sérias consequências à saúde 

Verdade. O chocolate, por exemplo, é altamente prejudicial para os animais por conter uma substância chamada teobromina. Em geral, qualquer tipo de doce pode causar vômitos, náuseas, diarreia e chegar a complicações maiores, como convulsões. 

Em casos de animal doente, o remédio paracetamol pode ser usado 

Mito. O paracetamol pode ser perigoso para o bem-estar do seu pet porque ele sobrecarrega principalmente o fígado, podendo levar à morte. Outros tipos de medicamentos para humanos também podem causar danos irreversíveis. A melhor opção é sempre um diagnóstico com um médico veterinário.  

Ossos de galinha servem para promover a limpeza dos dentes de cachorros e gatos 

Mito. Dar ossos de galinha para o animal é colocar em risco a vida do pet. Por se tratar de uma estrutura pontiaguda, a ingestão do alimento pode acarretar ferimentos internos.  

Animais enxergam somente em preto e branco 

Mito. O que difere a visão de animais e seres humanos são os cones células do olho que possuem a capacidade de reconhecer as cores. Os pets possuem apenas dois tipos de cones, enquanto nós possuímos três. 

Oferecer carne crua para pets pode causar vermes no organismo 

Verdade. A carne crua pode conter várias doenças e parasitas, gerando a proliferação de vermes no organismo. O ideal é vermifugar seu animal duas vezes ao ano.  

Posso misturar ração de cães e gatos 

Mito. Cada pet tem uma dieta diferente, o que significa necessidades nutricionais distintas.

Algumas espécies de animais não precisam fazer exercícios 

Mito. Independentemente da espécie ou raça do animal, os exercícios físicos são muito importantes tanto para a saúde física como mental. 

Se você chegou até aqui, provavelmente, deve ter esclarecido suas dúvidas sobre bem-estar animal e até descoberto algumas curiosidades.  

Agora, fique atento às ofertas do Mundo Pet Mart Minas. 

 

Promoção: Mundo Pet no Mart Minas 

Você percebeu que o bem-estar do seu animalzinho é tão importante quanto o seu, afinal, ele também é um membro da família. Por isso, do dia 1 a 13 de fevereiro, o Mart Minas preparou muitas ofertas em toda linha pet do supermercado. São várias opções, como rações, petiscos, acessórios e muito mais.  

Aqui, você compra tudo que seu companheiro precisa com muita economia. 

Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todos os festivais de preços baixos!

 

Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.