Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Peixe com gosto de barro? Aprenda como resolver esse dissabor
Acontece - 08/04/2022 14:20:58

Você já provou algum peixe e notou que o gosto estava diferente, como se o sabor remetesse a barro? Se sim, você sabe que isso não é nada agradável. 

Essa sensação estranha no paladar, também acompanhada de um cheiro característico, tem uma explicação. Para isso, temos uma solução eficiente para você saborear o seu peixinho favorito da melhor maneira possível: sem gosto de terra.

Aprenda com o Mart Minas a resolver esse problema de uma vez por todas!

 

Por que alguns peixes tem gosto de barro?

Esse gosto peculiar é mais característico em espécies de peixes de água doce. Segundo uma pesquisa do Sebrae, isso acontece devido a uma concentração mais elevada, na carne do peixe, de certos compostos produzidos por microrganismos presentes na água e no solo de viveiros de cultivo.

 

Há riscos em consumir peixe com gosto de barro?

O sabor de barro no peixe não significa que ele esteja estragado ou seja de má qualidade, e também não existem relatos de intoxicação ou sintomas similares causados por esse motivo.

 

Aprenda como tirar o gosto de barro do peixe

Separamos algumas dicas para você eliminar o gosto de barro do peixe e torná-lo mais apetitoso para suas receitas. 

 

  1. Faça uma misturinha especial de sal e ervas para temperar o peixe. Coloque sal, água, folhas de louro e tomilho em uma panela e cozinhe até que o sal se dissolva. Deixe a mistura esfriar e, em seguida, misture o caldo frio com alguns cubos de gelo. Após os cubos derreterem, coloque o peixe em um recipiente de vidro ou aço inoxidável e adicione a mistura. Leve o peixe à geladeira por uma hora, secando-o posteriormente antes de cozinhar.

 

  1. No caso de peixe assado, o ideal é preparar um marinado de ervas, como, por exemplo, o tomilho ou o alecrim. Em uma frigideira antiaderente grande, grelhe rapidamente cada lado do peixe, virando-o delicadamente com uma espátula, tomando o devido cuidado para não o desmanchar. Embrulhe o peixe em uma folha de papel-alumínio antes de colocá-lo na grelha ou no forno.

 

  1. Se optar pela fritura, lave o peixe e tempere com caldo de limão vermelho e um pouco de pimenta do reino.

 

  1. Outra dica que, além de tirar o gosto de terra, dá um toque especial ao peixe, é usar raspas de limão siciliano para temperar. Aqui temos alguns exemplos dos temperos mais utilizados para a carne de peixe:

    • Açafrão;

    • Alecrim e cheiro verde;

    • Alho-poró;

    • Coentro; 

    • Endro;

    • Estragão.

 

Esses ingredientes são essenciais para uma boa marinada – e se forem frescos, melhor ainda.

 

Festival do Pescado: qualidade e preço baixo

Sabia que incluir peixes na sua alimentação traz muitos benefícios para a saúde? Sua carne é rica em nutrientes, minerais e vitaminas, sem contar que é um alimento levinho e gostoso.

No Festival do Pescado do Mart Minas, você encontra uma variedade incrível de peixes e frutos do mar com altíssima qualidade, sem abrir mão da economia. 

Para você que não quer deixar escapar nenhuma oferta, siga o nosso perfil no Instagram e ative as notificações.

 

Mart Minas, sabor e saúde que não pesam no seu bolso!

 

Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.