Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Pulgas e carrapatos: como prevenir no seu pet
Acontece - 17/05/2022 16:25:36

Apesar de parecerem inofensivos, as pulgas e carrapatos são parasitas que podem trazer grandes problemas de saúde para seu bichinho, pois provocam feridas, infecções agudas, e podem transmitir doenças também para os humanos. 

Mas, já dizia o velho ditado, antes prevenir do que remediar, e de fato é isso que iremos trazer no conteúdo de hoje para você. 

Confira o conteúdo para ajudar no bem-estar do seu animal de estimação!

 

Como identificar que seu pet está com pulgas ou carrapatos 

Para identificar a presença de carrapatos e pulgas, o tutor deve observar pequenas bolinhas escuras, que são as fezes das pulgas na pele dos pets; como também a vermelhidão da picada do carrapato pelo corpo. 

Dependendo do grau de infestação, também é possível detectar os parasitas facilmente no bichinho. Os principais sintomas de que um animal está com pulgas são coceira, alterações na cor da pele provocadas por irritações, além das feridas que os carrapatos provocam.   

 

Como prevenir pulgas e carrapatos 

Para manter o seu animalzinho protegido, é essencial investir em medidas que tenham uma duração maior, que vão evitar o desenvolvimento dos parasitas. Existem no mercado de laboratórios veterinários vários tipos de produtos, tanto para o animal, quanto para o ambiente. As coleiras antipulgas e medicamentos são alternativas eficientes.  

Já em relação ao ambiente em que o pet vive, algumas medidas simples podem contribuir para a não proliferação de pulgas, como fazer a limpeza com ajuda do aspirador de pó, aplicar inseticidas e evitar o acúmulo de lixo. 

Você também deve levar em conta a escolha do pet shop para levar seu animal. Dê prioridade para estabelecimentos que tenham programas preventivos de infestação por carrapatos. 

Se seu cachorro faz uso de transporte terceirizado para pet shops, procure verificar se tratamentos preventivos são realizados no veículo, pois este também pode ser uma fonte de carrapatos e pulgas para seu cão. 

Caso tenha saído para passear, pode ser uma boa ideia olhar seu animal minuciosamente quando chegar em casa, já que esses parasitas podem ter se agarrado a ele no percurso. 

Verifique as patinhas, e depois confira o corpo, da cauda até o focinho, não esquecendo a virilha. Preste atenção na parte interna das orelhas, pernas, e a região entre os dedos, pois é comum que eles estejam escondidos nessas regiões. Note também se há carrapatos ao repartir o pelo no sentido do crescimento e contra ele.  

 

Como eliminar pulgas e carrapatos 

O shampoo antipulgas é a primeira alternativa para um tratamento efetivo, mas outro método pode ajudar, como, por exemplo, a coleira antipulgas, já que ela atua por um período maior no seu bichinho.  

Apenas um banho não irá acabar com esse problema, então mantenha frequência no banho do seu animalzinho com um shampoo específico contra pulgas e carrapatos.  

No caso dos carrapatos, não é indicado arrancar um por um, porque o ferrão pode ficar preso na pele do seu cachorro e causar uma futura infecção. Você deve dar banhos carrapaticidas a cada 15 dias, mas não é aconselhável fazer esses banhos em casa, por conta do produto utilizado que contém veneno. O ideal é levar seu cachorro a um pet shop. 

Se seu cachorro tiver pelo longo, é indicado tosar na temporada de verão, período em que aumenta a incidência de carrapatos. 

 

Festival Pet é no Mart Minas 

E falando em cuidado para os bichinhos de estimação, você é nosso cliente vip para conhecer a seção pet aqui, do Mart Minas.  

Preparamos ofertas especiais em toda linha pet do supermercado. São várias opções, como rações, shampoos, petiscos, acessórios e muito mais.   

Só no Mart Minas você compra tudo que seu companheiro precisa com muita economia.  

 

Bem-estar animal é no Mart Minas.  

 

 


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.