Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Você sabia que os pets também podem ter alergia alimentar?
Acontece - 06/01/2023 18:44:36

A alergia alimentar, também denominada hipersensibilidade alimentar ou dermatite trófo-alérgica, ocorre em 10% dos cães e gatos dermatopatas. Corresponde a cerca de 5% dos casos alérgicos, constituindo-se como a terceira dermatopatia de natureza alérgica mais frequente entre cães e gatos.

A patogenia deste quadro envolve reações de hipersensibilidade tipos II, III e IV a antígenos alimentares, normalmente representados por glicoproteínas. Certamente existem algumas maneiras de evitar este tipo de reação alérgica, e nosso setor pet tem opções para te ajudar, continue lendo para descobrir como.

Quais são os sintomas da alergia alimentar nos pets?

Os sintomas da alergia alimentar são prurido intenso , mormente em região de face, orelhas, axilas, porções ventrais do corpo e membros. Podem estar presentes malasseziose cutânea e piodermites secundárias, bem como otites externas. 

As disqueratoses acompanham grande parte dos casos. Em cerca de 10 a 15% dos cães com dermatite trofo-alérgica há concomitância com emese, diarréia e cólicas intestinais intermitentes.

As lesões incluem alopecia focal ou disseminada, eritema, pápulas, pústulas, crostas , hiperqueratose ou liquenificação, descamação, untuosidade ou ressecamento cutâneo.

Nos gatos a alergia alimentar pode se manifestar clinicamente de múltiplas formas: dermatite miliar, alopecia, prurido (principalmente facial e cervical), urticária, granuloma eosinofílico (placa eosinofílica, úlcera indolente e granuloma linear). Cerca de 10% dos felinos também apresentam emese e diarréia.

Não há sazonalidade quanto às manifestações sintomatológicas, exceto naqueles casos em que há associação com dermatite atópica.

O que fazer ao identificar uma possível alergia alimentar em seu animal de estimação?

Após identificar um ou mais sintomas de alergia alimentar em seu pet, é recomendado levá-lo a uma clínica veterinária. Isso porque só o profissional de saúde animal saberá identificar o que está causando a alergia através de exames clínicos e laboratoriais.

Na consulta, é importante relatar algumas informações, como os hábitos alimentares do animal nos mínimos detalhes. Anote o nome da ração, os petiscos e os alimentos que você costuma oferecer a ele. Não minta ou omita nada ao médico veterinário. 

Mesmo que você tenha dado algum alimento não recomendado, você deve informar isso ao profissional. Dessa forma, ele poderá diagnosticar precisamente e tratar seu animal como ele precisa de verdade.

Quais são os tratamentos mais comuns da alergia?

Com a causa da alergia alimentar desvendada, o tratamento deve ser administrado com rigor. De fato, não adianta nada comprar o remédio para alergia se você não tem a intenção de seguir adequadamente as recomendações relacionadas à alimentação. 

Troca da ração

Em alguns casos, trocar a ração que você costuma oferecer ao animal pode ser a solução para tratar a alergia alimentar. Mesmo que você já dê uma ração recomendada e de qualidade a ele, pode ser necessário substituí-la por outra marca.

Também pode ser necessário começar a usar uma ração especial, especialmente se o problema do seu pet estiver relacionado ao tamanho da proteína. Aqui no Mart Minas temos opções diversas, vale a pena conferir!

Vitamina e antiparasitários 

Algumas vitaminas e antiparasitários promovem a saúde da pele e do pelo. Caso o seu animal de estimação tenha alergia alimentar e apresente lesões na pele, o uso desses recursos pode beneficiar a saúde e bem-estar dele. Antes de comprar qualquer remédio para alergia de cachorro, peça a orientação de um veterinário de sua confiança. 

Remédio para alergia 

Com a alergia, o pet pode ter coceiras em diferentes partes do corpo. Para tratar esse problema tão incômodo, normalmente são administrados corticoides e anti alérgicos para que o animal para de machucar a pele ao se coçar. 

É importante seguir todas as recomendações do médico veterinário em relação aos horários e dosagens dos medicamentos. Jamais dê algo por conta própria, sem antes consultar o profissional de saúde veterinária. A administração errada de medicamentos pode levar o seu animalzinho a óbito.

O que você pode fazer para evitar o desenvolvimento da alergia alimentar em seu pet?

Cães de todas as raças e portes estão sujeitos a desenvolver alergia alimentar assim como gatos e outros pets. Alguns cuidados, porém, podem evitar que o seu animal de estimação venha a ter problemas.

Escolha a ração mais adequada

Ao escolher a ração, dê preferência a produtos de qualidade, sem corantes artificiais na fórmula. Quanto mais colorida a ração for, mais corante ela terá. Até as rações que não parecem ser coloridas artificialmente podem apresentar corantes adicionados. Portanto, é bom ficar atento à lista de ingredientes e não apenas ao visual do alimento. 

Fique de olho nos petiscos coloridos

A escolha dos petiscos deve seguir a mesma orientação da ração: observar bem os ingredientes do produto e evitar alimentos coloridos artificialmente.

Ofereça alimentos frescos

Introduzir alimentos frescos na dieta de seu animal de estimação pode ser importante para evitar alergias, já que você sabe exatamente o que está sendo oferecido. 

Verduras, frutas (exceto uva), legumes cozidos e até mesmo as carnes podem ser colocados no comedouro dos cães. Porém, é preciso tomar alguns cuidados como retirar as sementes das frutas, cozinhar os legumes sem sal e preparar a carne sem nenhum tempero, condimento ou óleo.

Evite alimentos não apropriados para o consumo animal

Quando estamos nos alimentando, é muito difícil resistir à carinha de pidão de um cachorro, não é mesmo? No entanto, alguns alimentos do consumo humano, como o chocolate, são verdadeiros venenos para os animais de estimação e devem ser evitados. 

Convivendo com um pet que tem alergia alimentar

Os tutores de pets com alergias alimentares devem estar sempre atentos ao que o animal come. É importante avisar a todos que têm contato com o pet sobre as necessidades e a lista de alimentos proibidos. 

Com a alimentação certa e nenhuma exceção, o seu cãozinho poderá viver saudável e com muita qualidade de vida. Além disso, você pode passar em nosso departamento pet e escolher a ração que o seu pet mais gosta e que não o prejudique.

 

Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.