Selecione
uma unidade
ou mude sua localização.
Blog
Volta às aulas: Organizando seu filho para o primeiro dia de aula
Acontece - 01/02/2023 17:41:49
Depois de um longo período de férias, a volta às aulas está chegando. Por isso, pensar em formas de deixar tudo organizado para evitar o estresse nesse momento tão importante para os pequenos é fundamental.
Os dias de descanso, brincadeiras e uma rotina diferenciada estão chegando ao fim, e cabe a você acostumar o seu filho à rotina escolar. Devido ao corpo e o cérebro se adaptarem às mudanças geralmente em duas semanas, é preciso recondicionar a volta dos pequenos à escola. Confira dicas a seguir:
Volta às aulas: Como preparar seu filho para o primeiro dia
Hábitos novos são difíceis para qualquer pessoa, imagine, então, para as crianças. Portanto, é importante deixar claro que este é um período provisório. Dessa forma, fazer uma contagem regressiva para o fim das férias pode auxiliar a dimensionar o período e preparar para a volta às aulas.
Começar uns 3 ou 4 dias antes é uma boa ideia. Comece a reintegrá-los à rotina, aos horários certos de acordar, se alimentar, brincar, estudar e dormir. Tudo para que o primeiro dia seja o menos apavorante possível para os pequenos.
Criando uma rotina de estudos
Se foi notada algum tipo de dificuldade nos estudos, o período que antecede a volta às aulas é o ideal para que os pais ajudem seus filhos na revisão de alguns conteúdos. Procure compreender as dificuldades encontradas e ajude-o a rever o material estudado.
Para algumas crianças, começar a ir à escola muda totalmente sua rotina e, dependendo do caso, alguns ajustes são necessários. Se seu filho tem dificuldade para acordar cedo, por exemplo, é bom começar a antecipar a hora de ir dormir.
Lembre-se que isso se aplica também aos que estudam à tarde. Ao dormir e acordar mais cedo, a criança conseguirá aproveitar a parte da manhã para realizar tarefas essenciais, como fazer o dever, praticar algum esporte e até mesmo começar o dia com calma e sem correria.
Escolhendo o uniforme certo
A experiência positiva é uma ótima forma de deixar o primeiro dia mais legal, dessa forma, criar bons momentos e expectativas pode ser uma boa tática. Ao sair para comprar o material escolar e o uniforme, leve o seu filho junto. Aqui no Mart Minas nós temos toda uma seção de papelaria esperando por você e seu pequeno.
Mostre opções de materiais que ele possa escolher, procure pelas cores ou personagens favoritos, envolva-o no processo desde o início para que ele se sinta parte da experiência de verdade. Assim, a criança já começa a se acostumar ao material e ao uniforme novo.
Guardar ótimas lembranças sobre como foi poder escolher tudo e criar boas expectativas para o primeiro dia de aula também é uma boa forma de deixar a criança mais segura e confiante.
Como lidar com o medo da primeira vez
Certamente, existem algumas formas de fazer com que a volta às aulas seja mais tranquila e sem traumas, veja a seguir algumas dicas:
-
Faça uma visita na escola antes de as aulas começarem
Conhecer o lugar onde irá passar a maior parte do tempo é uma boa ideia para se preparar para o primeiro dia de aula. Essa é uma segurança tanto para as crianças quanto para os pais, obviamente.
-
Converse sobre o primeiro dia de aula
As crianças entendem bem o que os adultos dizem, até mesmo as menores. Por isso, conversar com seu filho pode deixá-lo menos tenso para o primeiro dia.
-
Incentive-o a conhecer outras crianças e fazer novos amiguinhos
A interação com outras crianças é fundamental para que o seu filho sinta-se parte do ambiente escolar. Assim, incentivá-lo a fazer novas amizades é um bom caminho para que ele tenha vontade de continuar frequentando as aulas.
-
Deixe claro que há regras e que ele deve respeitar as pessoas
Explique ao seu filho sobre as regras e horários que devem ser seguidos na rotina escolar. Bem como o respeito necessário para outros adultos que não são da família. Isso o ajudará a ter mais segurança em relação ao ambiente e ao tempo longe dos pais.
-
Despeça-se de forma segura
Deixar a criança sozinha e desamparada logo no primeiro dia de aula é uma experiência bastante traumática. Esse trauma pode estragar o resto do dia, então o ideal é se despedir de forma apropriada e ficar visível para ela por um tempo. Não tenha pressa, afinal, rotinas novas são difíceis para todo mundo.