Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Dia da Cerveja: data de comemoração e curiosidades
Bebidas - 02/08/2022 10:37:38

Provavelmente a bebida alcoólica mais consumida no mundo, a cerveja é apreciada por muitas pessoas. 

Você sabia que existe um dia específico para celebrar a sua existência? Pois é! 

Leia nosso artigo na íntegra e descubra mais sobre esse líquido derivado da fermentação da cevada!

 

Qual é o Dia Internacional da Cerveja?

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto. Neste ano, portanto, a celebração será no dia 05/08.

Nada mais justo que ter um dia especial para comemorar a existência dessa bebida tão deliciosa. 

 

O que se comemora no dia 05 de agosto?

O objetivo da data é se reunir com amigos e saborear a cerveja que você mais gosta. Existem cidades brasileiras que fazem comemorações específicas para o Dia da Cerveja, reunindo toda a comunidade para celebrar.

 

Qual é o Dia do Chopp?

Agora que você já sabe quando é o Dia da Cerveja, temos uma curiosidade: você sabe quando é o dia do Chopp? Essa bebida semelhante à cerveja, mas que possui uma diferença fundamental, que é o fato de o chopp não ser submetido ao processo de pasteurização.

O dia do Chopp é comemorado no primeiro sábado do mês de dezembro, por isso, neste ano, será dia 03/12. 

 

Quem inventou a Cerveja e quando?

A receita da cerveja é muito antiga, e não se sabe ao certo qual a data exata de sua criação. É provável que ela tenha surgido na região mesopotâmica, território dos atuais Iraque e Kuwait, em aproximadamente 6000 a.C.

Hieróglifos egípcios mostram que a cerveja era muito admirada, e até ganhou uma representação divina: Ninkasi, a Deusa da Cerveja.

Foi durante a Idade Média, porém, que a cerveja começou a se popularizar e passou a fazer parte das comunidades feudais. Também pelo seu facilitado processo de fermentação, sua produção passou a ser mais acessível. Na época, adicionaram lúpulo ao seu preparo, ingrediente capaz de conservar a cerveja por mais tempo.

Hoje, a bebida é muito associada aos alemães, e não é por acaso. Eles foram responsáveis por criar a “Reinheitsgebot”, uma espécie de lei que determinou que as cervejas só poderiam ser produzidas a partir de três ingredientes - malte de cevada, lúpulo e água.

Ficou animado com as informações sobre a cerveja? Comenta aqui o que você achou! E lembre-se: no Mart Minas, você encontra as melhores promoções de cerveja para comemorar.

 

Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.