Selecione
uma unidade
ou mude sua localização.
Blog
Documentação do seu negócio
Negócios - 12/11/2018 09:11:53
Abrir o seu próprio negócio pode ser muito difícil! Essa atividade exige um grande investimento e, além disso, é um processo bem burocrático. Para o ajudar a deixar essa atividade mais fácil, separamos uma lista de todos os documentos que você precisa para abrir um negócio!
CNPJ
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o primeiro documento que você precisa ter. Da mesma forma que precisamos do nosso CPF, a empresa precisa de um CNPJ.
Para conseguir o documento, você precisa ir até a Receita Federal de sua cidade com a identidade dos donos da empresa (original e cópia), o CPF, um comprovante de residência, o endereço da empresa e o Contrato Social.
Contrato Social
Esse documento é o par do registro do CNPJ. Trata-se de um acordo firmado entre os donos da empresa informando quem são os donos, o capital inicial da empresa, o nome de registro e o que cada um faz na empresa.
O Contrato Social deve ser elaborado por um advogado e registrado em cartório com mais duas testemunhas além dos donos da empresa.
Registro na Junta Comercial
Se você fabrica o produto ou presta um serviço, você precisa ser registrado na Junta Comercial da sua cidade. Esse cadastro é necessário para os comerciantes que querem abrir uma empresa, para que sejam pagos os impostos corretos e que o estabelecimento funcione regularmente.
Para o registro, você precisa ir até o órgão levando o contrato social, os documentos dos donos do negócio e o endereço de onde a empresa irá funcionar.
Inscrição Estadual
A Inscrição Estadual serve para manter o controle de quais são os comerciantes do estabelecimento, para manter dados estatísticos e garantir o funcionamento correto do negócio.
Para fazer a inscrição, você precisa de uma cópia do contrato social da empresa, o comprovante de endereço da empresa, documentos dos sócios e um comprovante de endereço dos sócios do empreendimento.
Alvará da Prefeitura
A cidade em que o negócio reside também precisa ter as devidas informações sobre o empreendimento. Cada cidade possui as próprias regras para abrir uma empresa, mas, geralmente, cobra-se o registro na Receita Federal, o contrato social da empresa e os documentos dos donos.
Bombeiros e Vigilância Sanitária
Por fim, é necessário assegurar que o seu estabelecimento segue as normas de segurança e vigilância sanitária. Para isso, você precisa marcar uma vistoria com cada órgão responsável de sua cidade. Se estiver tudo certo, você pode começar o funcionamento do seu negócio!
Gostou desta matéria? Compartilhe! E, para mais conteúdo exclusivo, acesse o Blog Mart Minas.