Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Documentação do seu negócio
Negócios - 12/11/2018 09:11:53

Abrir o seu próprio negócio pode ser muito difícil! Essa atividade exige um grande investimento e, além disso, é um processo bem burocrático. Para o ajudar a deixar essa atividade mais fácil, separamos uma lista de todos os documentos que você precisa para abrir um negócio!

CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o primeiro documento que você precisa ter. Da mesma forma que precisamos do nosso CPF, a empresa precisa de um CNPJ.

Para conseguir o documento, você precisa ir até a Receita Federal de sua cidade com a identidade dos donos da empresa (original e cópia), o CPF, um comprovante de residência, o endereço da empresa e o Contrato Social.

Contrato Social

Esse documento é o par do registro do CNPJ. Trata-se de um acordo firmado entre os donos da empresa informando quem são os donos, o capital inicial da empresa, o nome de registro e o que cada um faz na empresa.

O Contrato Social deve ser elaborado por um advogado e registrado em cartório com mais duas testemunhas além dos donos da empresa.

Registro na Junta Comercial

Se você fabrica o produto ou presta um serviço, você precisa ser registrado na Junta Comercial da sua cidade. Esse cadastro é necessário para os comerciantes que querem abrir uma empresa, para que sejam pagos os impostos corretos e que o estabelecimento funcione regularmente.

Para o registro, você precisa ir até o órgão levando o contrato social, os documentos dos donos do negócio e o endereço de onde a empresa irá funcionar.

Inscrição Estadual

A Inscrição Estadual serve para manter o controle de quais são os comerciantes do estabelecimento, para manter dados estatísticos e garantir o funcionamento correto do negócio.

Para fazer a inscrição, você precisa de uma cópia do contrato social da empresa, o comprovante de endereço da empresa, documentos dos sócios e um comprovante de endereço dos sócios do empreendimento.

Alvará da Prefeitura

A cidade em que o negócio reside também precisa ter as devidas informações sobre o empreendimento. Cada cidade possui as próprias regras para abrir uma empresa, mas, geralmente, cobra-se o registro na Receita Federal, o contrato social da empresa e os documentos dos donos.

Bombeiros e Vigilância Sanitária

Por fim, é necessário assegurar que o seu estabelecimento segue as normas de segurança e vigilância sanitária. Para isso, você precisa marcar uma vistoria com cada órgão responsável de sua cidade. Se estiver tudo certo, você pode começar o funcionamento do seu negócio!

Gostou desta matéria? Compartilhe! E, para mais conteúdo exclusivo, acesse o Blog Mart Minas.


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.