Selecione
uma unidade
ou mude sua localização.
Blog
Frutos do mar: Como preparar e cozinhar mexilhões
Salgados - 01/02/2023 17:53:10
Preparar frutos do mar não é uma tarefa muito simples, no entanto, é possível seguir algumas dicas para ficar mais fácil. O mexilhão é bastante nutritivo e saboroso, logo uma ótima opção para acrescentar ao cardápio de sua família.
A melhor parte é que você pode preparar desde pratos simples até os mais sofisticados com este ingrediente. Aproveite para anotar as nossas dicas e já vem pro Festival do Pescado, aqui no Mart Minas, para comprar os seus mexilhões bem fresquinhos.
Frutos do mar: Aprenda a preparar e cozinhar mexilhões
Os mexilhões precisam de alguns cuidados a mais do que os outros frutos do mar. Eles possuem um revestimento de cracas que só é retirado quando raspado com uma faca. O bisso (“barba”) também deve ser removido.
Prepare os mexilhões pouco antes de cozinhá-los. Se precisar prepará-los mais cedo, cheque se as conchas estão abertas antes mesmo de começar a cozinhar. Se estiverem abertas, devem ser descartadas.
Esfregue os mexilhões sob água fria corrente com uma escova dura, para retirar grão de areia ou algas resistentes que possam estragar o prato final. Confira se os animais estão vivos.
Retire as “barbas” peludas dos mexilhões, puxando-as com força, e descarte-as. Se forem finas, segure-as rente à concha do mexilhão, para evitar que se quebrem ao meio.
Escolhendo os melhores mexilhões
Os mexilhões podem estar presentes nos mais diversos pratos, entre eles: massas, ensopados e até risotos. Também são altamente indicados para a nutrição dietética dos homens. E, de fato, não há mistério para escolher esses frutos do mar, pois os mexilhões são vendidos inteiros, com uma metade concha e em filés.
É importante saber que os mexilhões maiores são suculentos e possuem mais carne. Então, o ideal é dar preferência para aqueles em conchas fechadas e sem nenhum tipo de dano. Na hora de preparar os mexilhões, é preciso limpá-los por dentro e por fora com água corrente, para eliminar algas e outros componentes.
Limpeza e preparação antes da cozinha
Antes de qualquer coisa, tenha em mente que os mexilhões não podem ficar mais de dois dias na geladeira. Isso porque eles podem estragar e causar graves problemas digestivos à saúde. Também não é aconselhável cobri-los com água.
Para manter seus mexilhões no melhor estado enquanto estão na geladeira, a melhor maneira é envolvê-los em um pano molhado com grãos de sal.
Antes de prepará-los, é preciso selecioná-los. Comece descartando os mexilhões com casca quebrada. Em seguida, bata nos que sobrarem e, se não fecharem, livre-se deles também, pois significa que está morto ou em um estado não saudável.
Quando ficar apenas com os bons, limpe-os debaixo da torneira. Se gostar do sabor do mar não enxágue muito, se não, enxágue bem com a água.
Tudo o que estiver grudado à concha é preciso ser retirado, então, use uma faca pelo cabo para isso. Basta bater na concha e automaticamente tudo irá cair. O mais difícil e mais colado ao corpo do mexilhão você deverá raspar com uma esponja de aço.
Além disso, você também deverá eliminar o ligamento que há entre as conchas. Assim, segure firme com a ponta dos dedos ou com uma faca e puxe-o até arrancar completamente. Enxágue uma última vez sob a água para que seus mexilhões fiquem bem limpos e você possa cozinhá-los com mais segurança.
Receita fácil e saborosa com mexilhões
Que tal uma receita deliciosa de mexilhões ao sugo? Anota aí os ingredientes que você vai precisar:
-
1 kg de mexilhões limpos
-
2 tomates
-
2 cebolas
-
1 pimentão grande
-
Azeite a gosto
-
Pimenta-do-reino a gosto
-
3 dentes de alho
-
Sal a gosto
-
1 batata grande
-
1/2 copo de extrato de tomate
Vamos ao preparo? Comece dourando o dente de alho no azeite e, então, coloque o mexilhão para refogar por 3 minutos, mexendo devagar. Corte o tomate, a cebola e o pimentão em quadradinhos para misturá-los na panela e, em seguida, mexa mais um pouco.
Agora, é a hora de misturar o extrato de tomate e a pimenta-do-reino. Misture mais um pouco e deixe no fogo baixo.
Enquanto isso, descasque a batata, corte em cubos e coloque no liquidificador com 1/2 litro de água. Em seguida, eis o segredo: misture ao mexilhão. Agora, é só deixar cozinhar por uns 15 minutos e você tem uma refeição fácil e diferenciada com frutos do mar.
Ah, lembre-se de aproveitar o Festival do Pescado aqui no Mart Minas para ter uma experiência culinária ainda mais saborosa e de qualidade. Temos variedades de pescados frescos e tudo mais que você precisar para suas receitas, hein?!