Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Frutos do mar: Como preparar receitas deliciosas e saudáveis
Salgados - 01/02/2023 18:04:29

As receitas saudáveis de frutos do mar são inúmeras e para todos os gostos. Afinal, estes ingredientes são verdadeiramente versáteis e se adequam a qualquer tipo de preparo. Por isso, podem ser encontrados em uma grande variedade de preparos nos restaurantes, trazendo benefícios à saúde.  

Poucas pessoas conhecem as verdadeiras maravilhas que os frutos do mar podem trazer ao organismo. No post de hoje, iremos apresentar dicas para você conseguir fazer receitas saudáveis e deliciosas. Então, continue lendo e venha para o Festival do Pescado do Mart Minas escolher os melhores ingredientes para suas receitas incríveis.

Como escolher os melhores frutos do mar no mercado

Os frutos do mar são carnes delicadas e precisam mesmo de um cuidado extra na hora da compra. No entanto, vale lembrar que cada tipo de peixe ou carne tem suas particularidades.

As lulas, por exemplo, estão na lista dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, presente em várias receitas sofisticadas. No entanto, a escolha da lula nem sempre é uma decisão simples. Assim, para evitar erros, opte por comprar uma lula fresca e ainda com pele.

Além disso, prefira as menores, com comprimento entre 10 e 15 cm, sem considerar os tentáculos: elas costumam ser mais saborosas e fáceis de cozinhar. Analise também os olhos, que não devem ser opacos, o cheiro que não deve ser forte e o corpo liso.

Já os polvos devem ter a carne elástica ao toque e brilhosa, com a tonalidade da pele castanha avermelhada e olhos transparentes. Quanto ao peso, os polvos com 3 kg são uns dos mais saborosos e valiosos do mercado. Mas aqueles com peso menor que esse também são ideais para alguns pratos.

As ostras são geralmente consumidas cruas em restaurantes, mas há outras formas de cozinhar esse fruto do mar. Independente do método de cozimento, é importante que a ostra esteja fresca e apta para o consumo. Portanto, prefira ostras vivas, que estejam com a conha fechada. 

O cheiro da ostra deve ser agradável, caso contrário pode estar estragada. Caso você perceba uma consistência verde, não se preocupe, é apenas o fitoplâncton da ostra.

Por último, os mexilhões são ingredientes de massas, ensopados e risotos, bastante indicados para a nutrição dietética dos homens. Eles são vendidos inteiros e os maiores são suculentos e possuem mais carne. Dê preferência para aqueles em conchas fechadas e sem nenhum tipo de dano.

Como cozinhar frutos do mar de forma simples e saborosa

Os frutos do mar são famosos pelo seu sabor incrível, e textura suculenta, e delicada. Ideais para muitos tipos de preparações, como risotos, cozidos, ensopados e massas, eles transformam qualquer refeição em um banquete nutritivo e delicioso.

Ainda assim, muitas vezes, eles são considerados verdadeiros vilões da culinária, principalmente por aqueles que não têm muita prática na cozinha. Isso porque seu preparo e tempo de cozimento são considerados complexos, podendo transformar um saboroso banquete em um desastre total.

Porém, quem acha que não dá para preparar frutos do mar em casa está bem enganado. Para isso, basta conhecer alguns truques simples, confira alguns a seguir.

Melhores dicas para cozinhar frutos do mar

  • O tempo de cozimento é fundamental, pois cada tipo de fruto do mar tem exigências diferentes ou a carne pode ficar borrachuda se cozinhar demais.

  • As vieiras são moluscos delicados e devem ser cozidas por, no máximo, 5 minutos, em uma temperatura de até 180.º.

  • Os camarões devem ser cozidos, grelhados ou fritos até mudarem, levemente, de coloração, para o rosado ou branco, dependendo da espécie. O tempo de preparo varia conforme o tamanho, indo de 30 segundos a 2 minutos de cada lado.

  • As lagostas quando cozidas inteiras precisam de um pouco mais de atenção, assim não ultrapassam o tempo de cozimento perfeito. O cálculo deve ser feito com base no peso da lagosta: a cada 500 gramas, cozinhe de 3 a 4 minutos. As patas, por outro lado, precisam de mais tempo para cozinhar, de 10 a 15 minutos em água fervente.

  • Os lagostins devem ser cozidos ou grelhados de 1 minuto e meio a 2 minutos.

  • Os mexilhões precisam cozinhar por 5 minutos, até que se abram. 

  • As ostras e os vôngoles não devem ultrapassar 3 minutos, para que a carne não fique borrachuda. Já para as ostras, cozidas na água ou no vapor, o tempo varia de 5 minutos – para uma carne mais firme – a 10 minutos – para uma carne mais macia.

  • Os caranguejos e siris não devem ultrapassar os 3 minutos.

  • O tempo de cozimento das lulas varia muito, pois pode ser cozida rapidamente em apenas alguns minutos. Da mesma forma, também podem ser deixadas na panela ou forno por 20 ou 25 minutos, até que a carne esteja macia novamente.

  • Os polvos fogem da regra do cozimento rápido, pois precisam de cerca de 45 minutos ou mais para que sua carne esteja suculenta e macia. Assim que estiver cozido, sirva imediatamente.

Como incluir frutos do mar na dieta para bebês

A introdução alimentar deve começar com alimentos sólidos aos 6 meses. De acordo com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite materno proporciona a nutrição necessária dos bebês antes desse período. Inclusive, o leite tem que continuar sendo um complemento até os 2 anos.

Em suma, não é recomendado introduzir frutos do mar e mariscos no cardápio do bebê antes de completar 1 ano. Ou seja, esses alimentos podem oferecer contaminação bacteriana e química, e bebês não estão preparados para combater adequadamente, como o organismo de um adulto.

Ainda que estejam bem cozidos e tenham procedência conhecida, as chances de intoxicação alimentar ou alergias nessa fase são altíssimas. No entanto, especialistas recomendam o consumo de peixes cozidos a partir dos 6 meses.

O cuidado deve ser redobrado, então, durante o preparo também é preciso considerar outras restrições antes de oferecer a comida à criança. Mas, é importante lembrar que as carnes delicadas são muito saudáveis, ricas em vitamina A e vitaminas do complexo B. Assim como a vitamina D e E, além de ômegas 3, 6 e 9 e muitos outros nutrientes. 

Os frutos do mar são bem versáteis e podem ser preparados com incontáveis ingredientes, como especiarias, ervas frescas, leite e derivados, além de frutas, vegetais e até outras carnes. E todos esses ingredientes você encontra aqui no Mart Minas hein? Se prepara e vem aproveitar o Festival do Pescado


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.