Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Salgadinho de queijo caseiro: como fazer, receita e ingredientes
Salgados - 06/07/2022 18:22:49

Hoje vamos falar sobre um petisco que tem feito quase tanto sucesso quanto a coxinha. Estamos falando do salgadinho de queijo, que já se tornou um clássico das festinhas e todo mundo ama, incluindo crianças e adultos. 

Sabia que você pode fazer em casa e fica uma delícia? Isso mesmo! Para aqueles dias em que você está com inspiração para cozinhar algo bem gostoso, o salgadinho de queijo caseiro é uma opção excelente, porque com certeza vai agradar todo mundo. 

Selecionamos uma receitinha de salgadinho de queijo para você fazer, que é bem simples e fica maravilhoso! Então, prepare-se para pegar todos os ingredientes e mãos à massa!

Ingredientes para uma deliciosa receita de salgadinho de queijo caseiro

O salgadinho de queijo caseiro é muito gostoso e vai bem em muitas ocasiões, seja nas festinhas ou no lanche das crianças, no coquetel para receber amigos, ou simplesmente quando você quer fazer algo diferente e delicioso. 

A vantagem do salgadinho de queijo é que ele é delicioso e simples de preparar. Sua receita leva ingredientes que geralmente a gente tem em casa. 

Para fazer este clássico que é crocante e ao mesmo tempo macio e derrete na boca, acompanhe a seguir.

Ingredientes 

  • ½ xícara de chá de caldo de frango (pode usar apenas água, se preferir);

  • ½ colher de sopa de óleo;

  • ½ colher de sopa de manteiga;

  • 1 xícara de chá de farinha de trigo;

  • 50 gramas de queijo prato;

  • água gelada para empanar;

  • farinha de rosca para empanar;

  • óleo para fritar.

Modo de preparo para fazer salgadinho de queijo caseiro

  1. Coloque o caldo de frango ou a água em uma panela de tamanho médio junto com a colher de óleo, a manteiga e ligue o fogo alto. Quando levantar fervura, tire do fogo e adicione a farinha de uma só vez, misturando bem. Após bem misturado, retorne ao fogo baixo e continue mexendo por mais ou menos 3 minutos. 

  2. Tire do fogo e trabalhe com a massa ainda quente, mexendo bem, até ficar lisa e homogênea. Depois disso, reserve.

  3. Corte o queijo prato em cubos de 1 cm. Inicie cortando em fatias de 1 cm de espessura, depois pegue cada fatia e corte em tiras de 1 cm e, em seguida, as tiras em cubos. 

  4. Use uma colher de chá para tirar as porções de massa com as quais você fará as bolinhas. Recheie cada porção com um cubinho de queijo prato e feche bem. Enrole até ficar bem redondinho e repita o processo com todas as porções de massa e cubos de queijo.

  5. Coloque a água gelada em uma tigela e a farinha de rosca em outra. 

  6. Passe cada bolinha pela água gelada e depois pela farinha de rosca e reserve. 

  7. Numa panela média, coloque a quantidade de óleo suficiente para fritar e esquente no fogo. Quando estiver quente, cuidadosamente vá colocando as bolinhas aos poucos para fritar. Use uma escumadeira para virar cada uma até que fiquem douradas em todos os lados.

  8. Retire as bolinhas com a escumadeira e coloque em um prato forrado com papel toalha.

Seu salgadinho de queijo caseiro está pronto! Você pode servir enquanto ainda estiver quentinho ou guardar na geladeira e aquecer no forno em temperatura média quando for servir. 

Opções para seu salgadinho de queijo caseiro

Você ainda pode congelar as bolinhas antes mesmo da fritura. Para isso, coloque-as em uma assadeira e leve ao freezer, elas levam 5 horas para congelar. Para guardar o salgadinho de queijo caseiro por mais tempo, tire as bolinhas da assadeira e armazene em um saco próprio para alimentos, assim você pode manter no congelador por até 3 meses. 

Quando for fritar, leve os salgadinhos de queijo do freezer direto para o óleo quente por cerca de 5 minutos, mexendo com a escumadeira. Cuide para manter uma temperatura baixa no fogão, pois o processo deve fritar e descongelar as bolinhas ao mesmo tempo, evitando rompê-las e deixar o queijo sair para fora.

Aproveite para comprar os ingredientes para essa deliciosa receita no Mart Minas!

 

Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.