Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Empreendimento em Confeitaria: O que fazer para dar certo? | Mart Minas
Negócios - 17/09/2021 12:43:22

Antes de iniciar o seu empreendimento em confeitaria, você precisa estar ciente de que esse mercado é tão amplo como qualquer outro. Então, para faturar desde o começo, é necessário ter conhecimento sobre o negócio e o segmento culinário.
 
Por isso, o primeiro passo para abrir uma confeitaria de sucesso é ter tempo e disposição para cuidar tanto dos negócios quanto das receitas para o seu cardápio, além de, é claro, saber como atender seus clientes da melhor forma possível. O ramo de confeitaria pode ser resumido na fabricação de pães, bolos, doces e produtos de padaria no geral. Em outras palavras, são produtos feitos à mão, com aquele gostinho aconchegante de lar.
 
Neste caso, as receitas exclusivas tomam o gosto da clientela, principalmente se você for especializado em algum tipo de produto, como as lojas que produzem apenas bolos de casamento ou doces para eventos infantis. Em contrapartida, existem também as confeitarias que atendem um público generalizado, sem focar em um único nicho. Independente de qual seja a sua escolha, você precisa estar preparado para que o seu negócio seja sustentável. 
 
Outro ponto é que você pode fazer a sua venda final para outros tipos de cliente. As padarias, os supermercados e até as próprias confeitarias são alguns exemplos. Esse é o chamado negócio B2B (business to business), que trata das empresas que fazem negócios com outras empresas.
 
Para iniciar o seu negócio, você precisa alinhar alguns objetivos. Por exemplo: sua confeitaria trabalha apenas com encomendas ou você prefere um comércio, capaz de atender o público na hora? Ao definir este ponto, a escolha do local para o seu negócio poderá ser feita. Com o local já escolhido, você precisa conhecer o mercado e a concorrência de ponta a ponta. Por isso, manter-se atualizado sobre o que acontece e quais são os diferenciais que uma empresa do ramo pode aplicar em sua operação é indispensável.

E é aqui que a sua confeitaria deve se destacar dentre as demais. Ou seja, avalie oferecer e negociar produtos ou serviços que ainda não existem ou são difíceis de encontrar no mercado. Além disso, também é importante apostar em uma divulgação pesada e constante, tanto para atrair como para fidelizar seus clientes. A presença da sua marca nas redes sociais e em outros veículos de comunicação pode ser a chave para que seus produtos comecem a ser conhecidos.

Por fim, pense sobre as suas ferramentas de trabalho. Sem elas, nada disso seria possível – afinal, uma receita não se prepara sozinha, não é mesmo? Para te ajudar a ter uma visão mais ampla sobre o assunto, separamos alguns dos utensílios que precisam fazer parte da sua cozinha logo de cara. 
Vamos lá!

 

Utensílios necessários para começar a sua confeitaria

Forno 

Quando falamos sobre produtos de confeitaria, sempre pensamos no básico: pães, bolos, tortas, entre outros. E, para esses itens serem feitos, as receitas precisam passar pelo forno. Por isso, antes de tudo, invista parte do seu dinheiro em um belo forno industrial. Leve em consideração o tamanho e a potência do aparelho, já que ele precisa atender muitas formas ao mesmo tempo.

Outro ponto é a regulagem de temperatura que o forno oferece: tenha em mente que cada tipo de alimento necessita de uma temperatura diferente para ser preparado. 

Batedeiras, mixers, liquidificadores

Esse trio é indispensável para os confeiteiros que gostam de se aventurar cada vez mais em suas receitas. O liquidificador é usado para triturar, picar e liquidificar ingredientes, tudo através de diferentes níveis de velocidade. Já o mixer, apesar de ter a mesma função do liquidificador, é menos potente, porém, mais prático de se usar. E, por fim, a batedeira, que possibilita a produção de bolos, tortas e pães em geral.
 
Mas lembre-se: mesmo apresentando funções similares, os três eletrodomésticos oferecem propostas completamente diferentes. Então, não substitua um pelo outro!

Freezer e geladeira

Além de se atentar aos melhores utensílios para preparar as suas receitas, você deve investir também nos eletrodomésticos que são responsáveis pela preservação dos ingredientes e por guardar seus produtos para que possam ser consumidos no futuro pelos clientes. Por isso, você precisa ter pelo menos dois desses itens em sua cozinha: um deles será responsável por armazenar as mercadorias e matérias-primas e o outro por conservar os produtos já prontos.

Utensílios de cozinha

Deixando os eletrodomésticos um pouco de lado, chegamos à parte dos utensílios de cozinha – ferramentas essenciais para que a receita seja preparada com mais facilidade e detalhamento. Veja alguns exemplos: facas, espátulas, balança, pincel, peneiras, bicos de confeitar, cortadores, moldes, tapetes de silicone, bowls e muito mais.

Mesa de aço inoxidável

Na hora do preparo, você precisa de uma base sólida e higiênica para decorar suas receitas e abrir as massas. Por isso, a mesa de aço inoxidável é a escolha perfeita para esse tipo de situação. Sua superfície lisa permite que a massa não grude durante o manuseio e evita que alguns ingredientes agridam o material, bloqueando ações de ferrugem, por exemplo.

Prateleiras

Por último, apostar em prateleiras grandes e espaçosas ajuda a otimizar o tempo da sua equipe e impede que a cozinha se torne uma bagunça.Já está preparado para abrir sua confeitaria? Acompanhe o blog do Mart Minas para ter acesso a mais conteúdos como esse. 
 

Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados. Powered by MegaMidia Group