Selecione
uma unidade
ou mude sua localização.
Blog
Lixo orgânico, o que é?
Dicas para a Casa - 08/12/2017 11:21:20
Ainda nos dias de hoje, tem quem confunda o lixo orgânico com o lixo reciclável. Tem os que misturam, os que separam e os que não fazem a menor ideia da importância disso tudo. Mas afinal, o que é o lixo orgânico?
De origem biológica, o lixo orgânico é composto por todos os restos de verduras, frutas e qualquer outro alimento descartado. Isso mesmo! Sabe aquele resto de comida que fica no prato depois do almoço, e aquelas sementes do tomate que você retira antes de usá-lo? São considerados lixos orgânicos.
Ao contrário dos lixos recicláveis, o orgânico pode ter utilidades que você nem imagina. Mesmo que pareça simples o descarte, existem duas alternativas que facilitarão o processo.
A primeira delas é a trituração dos alimentos, permitindo que o alimento seja eliminado sem o acumulo de água, diminuindo também o peso do saco de lixo. Mas é fundamental estar com a manutenção do seu triturador sempre em dia, porque essa prática pode entupir as tubulações de esgoto.
A outra alternativa, bastante recomendada pelos especialistas em meio ambiente, é a prática da compostagem. Considerada a maneira mais sustentável de “descartar” o lixo orgânico, essa alternativa é simples e fácil de ser realizada em casa.
A partir de uma composteira doméstica, usada com minhocas, processo conhecido como veermicompostagem, o lixo orgânico torna-se o húmus (adubo orgânico) e biofertilizante líquido (chorume diluído em água).
Outro fator positivo da reciclagem do lixo orgânico, é que ele evita a liberação de metano na atmosfera, que é um grande causador do desequilíbrio do efeito estufa.
Sendo assim, para a sua reciclagem orgânica ser um sucesso total, descubra quais alimentos devem ser descartados na composteira:
- Restos e cascas de frutas, legumes e verduras;
- Pó de café/Coador de café;
- Migalhas e restos de pães e biscoitos;
- Restos de grãos de farinhas crus;
- Aparas de raízes, ervas e capim seco;
- Restos de jardinagem e podas;
- Serragem de madeira;
- Papel do jornal;
- Caixas de cartão;
- Folhas;
- Saquinho de chá;
- Grama seca;
Prontinho! Agora que você já sabe o que faz parte do lixo orgânico, coloque em prática a nossa dica e faça a sua compostagem doméstica!